top of page

CEVAM :uma Instituição que acolhe vítimas de violência doméstica

  • jornalistagleicycr
  • 21 de out. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 10 de dez. de 2021

Um lugar que nasceu do movimento feminista em Goiânia, para defender, proteger a causa e o direito mulher


Por: Gleicy Cristina

Faixada do CEVAM em Goiânia Fotos: cedidas CEVAM

O Centro de Valorização da Mulher (CEVAM), é uma ONG’ não Governamental, que abriga vítimas de vários tipos agressão, a Instituição esta localiza no Setor norte ferroviário e atua há 40 anos em defesa da mulher que se encontra especialmente em situação de risco de morte ou sob ameaças do agressor, De acordo com a (OMS)Organização mundial da Saúde, no mundo 1 em cada 3 mulheres sofre de violência sexual ou física de terceiros, ou de companheiros do convívio, porém 38% dos casos são de homicídios, ou seja, são de mulheres assassinadas pelo cônjuge.

Já no centro Oeste conforme estatísticas de 2021,da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás apontam no quesito “ feminicídeo” 35 casos registrados no mês de janeiro até setembro. Porém atos de "ameaças" em relação aos meses de janeiro até setembro deste ano somam 12.205 vítimas. Por estes motivos, é de extrema importância ter entidades Governamentais e não Governamentais para dar suporte às vítimas de violência.


Linda Monteiro, Consuelo Nasser e Elba, fotos: cedidas do SEVAM

Em 1981 em Goiânia se destaca como forma de protesto, um grupo de feminista com o apoio de Amália Hermano, Cora Coralina, Dalel Archer Maria Wernek, Eliana Frota, e Maria Vecci, e liderada por Consuelo Narsser, no qual fundou o SEVAM, com a meta de proteger e protestar as injustiças que a mulher sofria na época de violência doméstica.


Protesto na praça Cívica fotos :Cedidas do CEVAM

Naquele mesmo ano, devido à grande repercussão das mídias emissoras como rádios, jornais, impressos e telejornais ,o assunto que mais chocou a toda sociedade foi do cantor Lindomar Castilho que matou por motivos de ciúmes a ex mulher Eliane Gramont, Lindomar foi absolvido, porém, o ato que ele cometeu resultou em vários protestos em todo país.


Consuelo Nasser ,Cora Coralina em reunião fotos: cedidas SEVAM

Antes a unidade acolhia mulheres, adolescentes e crianças, mas após janeiro de 2020 são recebidos apenas mulheres. Hoje a casa conta com a assistência jurídica, social e psicológica para as vítimas de agressão doméstica e está na administração da diretora Carla Monteiro, Operando como uma instituição sem fins lucrativos e de utilidade publica.


Fotos : Gleicy cristina, Carla Monteiro Diretora do CEVAM





Canais de denúncias

Patrulha Maria da Penha 190

Polícia Civil 197

Centro de Atendimento à Mulher 180

Programa mulher mais segurança 153



Centrais de contato

Telefone de atendimento do CEVAM :(62) 3213-2233

Endereço: R. Snf 2, Qd 1A, Lote 1-4, s/n – St. Norte Ferroviário II – Goiânia – GO



 
 
 

Comentários


bottom of page