top of page
  • jornalistagleicycr

Dia Mundial de conscientização e erradicação da violência contra as mulheres

Atualizado: 10 de dez. de 2021

Mobilização acontece em todo o mundo para despertar e alertar a sociedade para agressões contra a mulher


Por Gleicy Cristina

Foto: Freepik Gleicy cristina

Dia internacional para a Eliminação da Violência contra as mulheres, é uma data em homenagem a Patria, Minerva e Maria Tereza , brutalmente assassinadas por um ditador da Republica Dominicana, em 25 de novembro de 1960. seus corpos estrangulados foram encontrados dentro de um precipício. Tudo porque o trio, conhecido como "Las Mariposas" , lutava, pela democracia e eram contra o governo Rafael Leônidas, mandante do crime.

O caso gerou grande comoção e repercussão internacional .


Por isso o mês de novembro é de reflexão e extinção da violência contra a mulher em todo o mundo, onde o número de vítimas cresce, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)mostra que 1 em cada 3 mulheres em todo mundo sofre da violência, sexual ou física já 42% são por lesões, segundo a ONU ,o Brasil é em 5° lugar no ranking que mais mataram mulheres por causa da violência domestica. já em Goiânia, há 35 são os caso de feminicídio registrado em 2021, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública de Goiás.


A campanha em todo o Brasil se estende por 21 dias de esclarecimento e elucidação sobre os diferentes tipos de agressão contra mulheres, por isso a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, que é um órgão da prefeitura tem o objetivo de trabalhar em prol à vítima de maus tratos, fez a live especial no dia 24 deste mês, onde contou com a participação de Tatiane Lemos Secretária Municipal de políticas para as mulheres, Maria Thereza Alencastro Veiga que é advogada e especialista em direito de família, o juiz de direito e vice coordenador da Coordenadoria Estadual da Mulher em situação de violência doméstica e familiar do TJG. A live traz questões como qual a importância de grupos reflexivos, mudanças na Lei Maria da Penha ,bem como orientando e informando a toda a comunidade sobre a violência contra a mulher confira






10 visualizações0 comentário
bottom of page