Medida protetiva: como a Patrulha mais Mulher atua
- jornalistagleicycr
- 21 de nov. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 10 de dez. de 2021
A ronda visa proteger e acompanhar a vítima que está em situação de ameaças do a agressor que cumpre a medida de distanciamento por lei
Por: Gleicy Cristina

A Patrulha Mulher Mais Segura é um projeto da Prefeitura de Goiânia e Guarda Metropolitana, iniciando no dia 28 de novembro de 2018 em Goiânia, com o objetivo de preservar a segurança da vítima que se encontra por lei distanciada do agressor.
De acordo com os dados colhidos do atendimento da Guarda civil metropolitana ,de 2019 a agosto de 2021 foram cadastrados 1.518 mulheres no projeto ,das quais 700 receberam visitas contínuas da guarda, para a Comandante e Coordenadora do projeto, Luiza Sol, os números são consideráveis e reuni alguns casos que chamam a atenção.

''Os abusos não ficam só naqueles primeiros momentos, eles permanecem na mente da mulher'' relata a comandante .
Uma moça sofria maus tratos do namorado e, mesmo com a medida protetiva, ela foi diagnosticada com "transtorno de estresse pós traumático" quando a vítima não consegue se desgarrar do sentimento que viveu com o companheiro. Logo ela teve um acidente de moto no qual perdeu os dedos dos pés, e hoje ela se encontra em uma cadeira de rodas, acredito que é devido ao transtorno, estamos dando toda a assistência á ela, mas percebi que "os abusos não ficam só naqueles primeiros momentos, eles permanecem na mente da mulher, relata a chefe da equipe
O que é e como funciona a medida protetiva?
Mecanismo regido por lei que tem a finalidade de socorrer a mulher que está em situação de violência doméstica (LEI Nº 11.340),ou seja, o decreto obriga o agressor a se distanciar da vítima. e o processo funciona da seguinte forma: após a denúncia na delegacia da mulher, à ex - companheira pode solicitar a medida protetiva e a delegacia encaminha o pedido para o juiz responsável, Após 48 horas ,o pedido é aplicado.
E qual a função da Patrulha mais Mulher em relação a medida protetiva?
"É responsável, por fazer o acompanhamento das mulheres que já estão com medidas protetivas, onde o trabalho é dividido em duas categorias, a primeira é recebemos a medida através do tribunal da justiça e vamos até a residência da vítima, caso ela queira disponibilizamos a rede de apoio onde dá a assistência jurídica, social e psicológico, mas caso o agressor volte a importuná-la a pena pode aumentar ou adicional de tornozeleira eletrônica, a outra forma é conscientizar o agressor através de palestras, ações ou grupos reflexivos. A outra forma é conscientizando através de palestras, ações, ou acompanhamento psicológico para que o ex parceiro mude sua conduta em relação à violência contra a mulher" Finaliza a coordenadora .
Escute na íntegra uma pequeno resumo do que é Patrulha Mulher Mais Segura da comandante e coordenadora Luiza Sol: Patrulha Mulher mais segurahttps://soundcloud.com/gleicy-cristina-795818867/aud-20211210-wa0017-opus?ref=whatsapp-text&p=a&c=1&si=69f7f6d76fc749b39d3d8c71db6ab97f&utm_campaign=social_sharing&utm_medium=story&utm_source=whatsapp

''Quanto maior a informação menor é a violência ''
mesmo que muitas mulheres vitimas de violência tenha procurado este serviço, outras têm medo ou não sabem deste trabalho em Goiânia, por falta de divulgação. A coordenadora reforça a importância da mídia difundir esta função que a patrulha exerce.
''Eu acredito que é de importância extrema ,porque muitas vítimas desconhecem a informação, outras não tem a noção que estão vivendo uma vida de abusos e violência ,e não consegue sair daquele relacionamento, quanto mais divulgação mais as pessoas vão entender dos direitos que a mulher tem, ou seja quanto maior a informação menor é a violência. conclui a comandante.
veja também na íntegra o trabalho da equipe Patrulha mulher mais Segura.







Comentários